quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Significado dos nomes próprios femininos A-I

Adelaide: de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa de se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas.
Adélia: nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolver o sentido de vida em comum.
Adelina: Diminutivo de Adélia. Realista ao extremo, quem tem esse nome precisa de tomar um pouco mais de atenção aos sonhos, para tornar a vida mais colorida e cheia de ideais.
Adriana: escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.
Ágata: bondosa e predispõe a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.
Albertina: ilustre e indica uma pessoa que, além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Óptima conselheira, não mede esforços para apoiar, com ensinamentos, quem recorre a ela. Também se mostra generosa com quem lhe pede dinheiro emprestado.
Alexandra: defensora da humanidade e indica uma pessoa de carácter conciliador. Quem tem esse nome sempre procura resolver os problemas dos outros e conquista todos com a sua enorme meiguice.
Alice: a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa.
Amália: trabalhadora e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objectivos. Emotiva e sensível, magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de quem a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.
Amanda: digna de ser amada e mostra uma pessoa cuja vida afectiva é marcada pelo excesso de pretendentes. Dinâmica e activa, ela resolve sempre os seus problemas de maneira inteligente, sem forçar situações ou incomodar os outros.
Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligente e tem garra para alcançar os seus objectivos. Além disso, ela sabe aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude.
Anastácia: renascida pelo baptismo. Indica uma pessoa que está sempre em busca de sabedoria. Sabe esperar o momento certo para agir e prepara-se para quando esse momento chegar. Por isso, tem êxito em todos os seus empreendimentos.
Ana: cheia de graça e predispõe a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição garante-lhe boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor.
Andreia: forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligente e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortavelmente.
Ângela: anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que quer manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomática e polida, mas quando precisa de dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.
Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.
Augusta: majestosa e indica uma pessoa de temperamento calmo, que não se expõe a riscos desnecessários. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mas cheio de riscos.
Bárbara
: estrangeira e se associa a uma pessoa original, que está sempre em busca de novidades. Por isso, quando sente que as suas tarefas estão a ficar rotineiras, trata logo de mudar de actividade. Criativa, pode fazer sucesso nas artes ou na literatura, mas não se preocupa muito em ganhar dinheiro com isso.
Beatriz: aquela que faz os outros felizes e indica uma pessoa bem disposta, capaz de fazer piada com tudo, para alegrar a si própria e para dar nova luz aos ambientes que frequenta. Mas isso não impede que ela tenha um espírito crítico, capaz de distinguir com muita clareza o certo e o errado.
Bianca: Variação de Branca. Marca uma pessoa com grande capacidade de observação e senso de justiça. É do tipo que pouco erra nas avaliações e nos julgamentos. Pode ser bem sucedida como advogada ou juíza.
Bruna: morena, escura e se relaciona a uma pessoa calma, gentil, diplomática, bondosa e organizada. Apesar de não ser ambiciosa ela consegue tudo que deseja, mas sempre pela persuasão, pela capacidade de convencer e nunca pela força.
Camila: mensageira e se associa a uma jovem e linda criada que servia os participantes da cerimónias pagas. Indica uma pessoa que é competente porque executa suas tarefas com amor. Com grande senso de observação e justiça, sabe sempre ver os dois lados da situação.
Carla: fazendeira e indica alguém que, pela aguçada capacidade de observação, consegue descobrir até o lado oculto das outras pessoas. Mas nunca usa esse dom de forma inescrupulosa. Age sempre com polidez e expõe as suas ideias sem ser autoritária.
Carmen: poema, poesia, versos. Indica uma pessoa que persegue com dedicação e doçura os seus elevados ideais. Dotada de muita energia, dificilmente desiste de algo que tenha começado. Vive tudo com muita paixão e às vezes com muito ciúme.
Carmo: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria do Carmo. Indica uma pessoa com grande força espiritual mas deve tomar cuidado com o excesso de sonhos e de idealismo.
Carolina: Variação de Carla, indica uma pessoa voluntariosa, que adora dominar as outras. Chega a ser considerada fria e calculista, mas revela os seus nobres sentimentos sempre que alguém precisa dela.
Catarina: pura e revela uma pessoa rigorosa consigo mesma e com as outras. Tende a bancar a moralista e a dominadora, mas o seu pioneirismo e a sua criatividade compensam este autoritarismo e dão-lhe condições de alcançar os seus ideais financeiros.
Cátia: Variação de Catarina. Indica uma pessoa que gosta de obter conhecimentos e de usá-los para convencer os outros a agir como ela deseja. Aventureira, tende a viajar muito e a conhecer muita gente.
Cecília: Este nome se associa à falta de visão e indica uma pessoa que só toma decisões depois de muito refletir, pois sempre procura ver e analisar cuidadosamente todos os lados da questão.
Celeste: Pessoa charmosa, amavel e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa. Tem uma certa dificuldade na concentração e como gosta de compartilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas idéias só para si. Sempre de bom astral, é daquelas que adora festa. Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguindo controlar sua mania de falar. Pode criar a imagem de fofoqueiro.
Célia: Variação de Alice. Indica uma pessoa que, pela sua honestidade, tende a obter sucesso mesmo nas situações mais complicadas, pois assume suas responsabilidades mas não encobre as falhas alheias.
Clara: brilhante, ilustre e revela uma pessoa com forte senso crítico e muita racionalidade. Os outros nem sempre entendem o seu autocontrole e o seu perfeccionismo, mas essa é a sua forma de lutar pelo sucesso. Geralmente, progride muito na vida.
Clarisse: Variação de Clara. Indica uma pessoa firme nas suas decisões. Embora vaidosa e bastante voltada para si própria, desde criança ela exibe um comportamento maternal em relação a quem precisa de ajuda.
Claudia: Pessoa charmosa, amavel e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa. Tem uma certa dificuldade na concentração e como gosta de compartilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas idéias só para si. Sempre de bom astral, é daquelas que adora festa. Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguindo controlar sua mania de falar. Pode criar a imagem de fofoqueiro.
Conceição: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Conceição. Indica uma pessoa racional e objectiva. Em vez de sonhar, ela prefere manter-se ligada à realidade, para não se decepcionar depois. Se quiser ser feliz, precisa de vencer essa tendência.
Cristina: escolhida por Deus e indica uma pessoa positiva, optimista, organizada e com grande capacidade de liderança.
Daniela: Deus é meu juiz. E revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ela é estar em paz com sua própria consciência. Espirituosa e empreendedora, tem uma personalidade brilhante e cativa todo mundo.
Débora: abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar os seus objectivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém revela-se uma companheira doce e amigável.
Denise: Variação de Dione. Revela uma pessoa alegre, de temperamento gentil e amante da beleza. Seu apurado senso estético faz com que se interesse por várias formas de arte e só namore com homens bonitos.
Diana: Nome de uma deusa da mitologia, revela uma pessoa autoritária e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalmente por se mostrar organizada, prática e muito objectiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionamento com as pessoas que a rodeiam. E no amor logo encontra um bom parceiro e constitui um lar estável.
Dina: Variação de Adina. Indica uma pessoa que tende a usar a força de sedução para conquistar tudo o que deseja. Se for mimada em criança, poderá se tornar possessiva e manipuladora, quando adulta. Mas, se aprender que as conquistas precisam de ser merecidas, desenvolverá uma grande capacidade de lutar pelos seus ideais.
Dora: dádiva de Deus e indica uma pessoa que prefere resolver as coisas devagar, de maneira paciente e ordenada. O bom senso e a moderação estão presentes em todas a suas atitudes.
Dores: Usado como parte do nome composto Maria das Dores.
Elisabete: consagrada a Deus e indica uma pessoa extremamente activa, que, graças à sua persistência e à sua força de vontade, sempre alcança os objectivos a que se propõe.Uma das suas virtudes é a capacidade de planear tudo com muito cuidado.
Elisa: Variação de Elisabete. A franqueza é a marca registrada da pessoa que tem esse nome. Mesmo que às vezes lhe traga alguns problemas, sua tendência a dizer sempre o que pensa revela uma grande qualidade: o apego à verdade. Na maturidade, torna-se mais diplomática, mas continua sentindo aversão pela mentira.
Elsa: virgem das águas, é uma pessoa falante, curiosa e criativa. Para ela, nenhum obstáculo é grande demais. Fica deprimida com facilidade, mas, com algum esforço, logo supera a crise. No lar, é uma excelente mãe e companheira.
Érica: sempre poderosa e indica uma pessoa perseverante, que realmente se dedica ao que faz. Tímida por fora, no íntimo se orgulha dos seus inúmeros talentos e da sua romântica sensualidade.
Estefânia: coroa, realeza. É uma pessoa aberta para a revisão dos seus próprios valores, quando isso parece importante. Consegue grande progresso material porque não fica presa a ideias fixas.
Estela: estrela e indica uma pessoa talentosa, inteligente e versátil. Ela procura sempre cumprir as suas tarefas com dedicação e brilhantismo, pois adora os elogios. Tem sucesso no campo artístico.
Eugênia: bem nascida, nobre e indica única pessoa atenta aos detalhes e exigente consigo mesma e com os outros, só se relaciona bem com pessoas do mesmo nível cultural e social que o seu.
Eva: vida e indica uma pessoa voltada para o lar e para a família, faz questão de inventar e de percorrer os seus próprios caminhos. Essa é a sua receita de felicidade.
Fábia: aquela que planta favas e indica uma pessoa comunicativa, que tem facilidade em estabelecer qualquer tipo de diálogo. Para ela, todas as mudanças são bem-vindas, principalmente quando lhe permitem formar novas amizades ou conhecer novos ambientes.
Fabiana: fava que cresce e predispõe a pessoa a ter um sucesso cada vez maior em todos os seus empreendimentos. Honestidade e rapidez mental são as suas características mais marcantes.
Fátima: É o nome da filha de Maomé. Significa desmamada (ou seja, que deixou de ser bebê, que alcançou um degrau mais alto na escala da evolução). Indica uma pessoa que sabe ouvir a intuição e não se prende a regras ultrapassadas.
Fernanda: ousada e indica única batalhadora incansável, que leva até ao fim tudo o que começa e quase sempre consegue resultados positivos. A criatividade e o amor à liberdade são outras das suas características mais marcantes.
Glória: É um nome associado à Virgem Maria. É uma pessoa que sente um irresistível desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos, pois é inteligente e esforçada.
Graça: É um nome associado às deusas mitológicas que tinham o dom de agradar. Significa também beleza e elegância. Indica uma pessoa que procura viver em harmonia com todo mundo. Mas sua delicadeza não deve ser confundida com fragilidade, pois trata-se de uma mulher muito forte.
Helena: Indica uma pessoa que parece estar sempre a olhar para dentro de si em busca da sua verdadeira personalidade. E ela sabe tirar proveito dessa tendência, que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível.
Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida.
Irene: Grego, significa paz. Nome de mulheres que, embora se encontrem com problemas difíceis de solucionar, nunca se deprimem nem desanimam, muito pelo contrário, sabem enfrentar a vida com optimismo: agigantam-se nas dificuldades.
Isa: Teutônico, diminutivo de Isabel. A inteligência e a capacidade de comunicação são seus ontos fortes. Gosta de impor sua personalidade - nunca cede às pressões. Muito volúvel, só é fiel quando ama verdadeiramente.
Isabel: Teutônico ou hebraico. Izebel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema “promessa é dívida”. Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.

Fontes: http://www.meusparentes.com.pt/ e http://www.significado.origem.nom.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...